.jpg)
Procurando fazer uma analogia: a publicidade é vista de um lado como um dos males do capitalismo, o que penso não ser verdade, e do outro como um extremo da criatividade, no que também não acredito. Em algumas partes do mundo como no Brasil e a Inglaterra, a publicidade é visivelmente mais bem desenvolvida que em outras; em compensação, na maioria dos países é tão mal desenvolvida a ponto de fazer aumentar os preconceitos. A primeira coisa que devemos pensar, é que a publicidade não é arte, ela se utiliza de componetes artísticos para se expressar. No trabalho que venho tentando desenvolver na vida, procuro fazer uma publicidade que esteja ligada à cultura popular. A partir disso, trabalhando no Brasil, não conheço moda alguma ditada pela globalização.
Acredito sinceramente em conceitos globais dirigidos a uma comunicação global e acho muito interessante o que aconteceu na União Européia, onde as burocracias estão sendo eliminadas. Um só passaporte é ótimo, uma só moeda é ótima, mas a identidade local é fundamental.
É isso que procuro fazer no meu trabalho: SURPREENDER SEMPRE, RACIOCINAR AO CONTRÁRIO, OLHAR AS COISAS DE OUTRO ÂNGULO E PERCEBER AQUILO QUE NINGUÉM TENHA ENXERGADO.
Em uma publicidade bem-feita, parece que não existem autores, mas que o próprio produto a gerou.Como quando parece que aquele produto, imagem ou frase, não poderia existir se não ligada àquele produto. Para que minha atividade não seja totalmente insuportável, deve-se cuidar caso a caso, linguagem a linguagem, receptor a receptor. Gosto muito quando meus colegas publicitários elogiam meu trabalho, mas gosto mais ainda quando a dona de casa comenta meu trabalho. Festival e premiações são insignificantes se comparados à reação do público. Essa reação é fascinante porque te indica o caminho, te faz prestar atenção no universo das possibilidades e novidades que existem.
Anunciantes na verdade, querem e precisam de grandes idéias, não importa se escritas numa Lettera 32 ou num Power Macintosh. Necessitam de leyouts inovadores, bonitos e eficientes, sejam eles originalmente desenhados a lápis ou escaneados num Agfa Arcus II. Anunciantes são simples, querem boa propaganda.
Evidentemente a vida fica mais fácil, mais prática com Macs ou scanners. Mas só pra quem tem GRANDES idéias, e isso é um privilégio para poucos.
Um comentário:
Gostei demais do teu texto.
Temos pensamento iguais.
Acredito que a publicidade seja algo perigoso e magnifico.
Pois é uma ferramenta muito poderosa, com a publicidade negativa você pode até desencadear o inicio de uma guerra. Mais tambem por revolucionar os meios de paz.
Depende de como usa-la.
Muito bom mesmo teu comentario.
Postar um comentário